terça-feira, 23 de outubro de 2012

Abóbora Assada em Cubos


Esses dias comprei uma abóbora para fazer um risotto que nunca saiu ... E por quê ?
Porque vi esta receita tão fácil de fazer que mudei de idéia na hora. E que bom que eu mudei, porque o resultado ficou fantástico.



1 kg de abóbora japonesa cortada em cubos
4 ramos de alecrim (opcional)
6 dentes de alho 
1/2 xícara (chá) de azeite 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
400 g de ricota fresca




Preaqueça o forno a 180°C/350°F (temperatura média). 

Lave os raminhos de alecrim sob água corrente. Descasque os dentes de alho.

Caso a abóbora não tenha sido comprada já cortada, depois de lavar, numa tábua, corte a abóbora em fatias grossas e as fatias, em cubos de cerca de 3 cm. Se quiser, você pode manter a casca. Ela fica macia e saborosa depois de assada. Caso contrário, é mais fácil de retirar com uma faquinha depois de cortar os cubos.

Num refratário, disponha os cubos de abóbora e os dentes de alho inteiros. Retire as folhas de alecrim do ramo e polvilhe sobre os cubos. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem.

Leve ao forno por cerca de 1h20 ou até que a abóbora fique macia e bem dourada.


Na hora de servir, tempere a ricota com sal e um fio de azeite. Se quiser, decore cada prato com mais um raminho de alecrim e regue com um fio de azeite, como na apresentação da foto.



TRUQUE DA MATILDECome eu não tinha ricota, eu a substitui pelo queijo minas (queso fresco aqui nos States), temperado com um pouco de azeite, orégano e pimenta do reino.

Ah ... Não usei alecrim ! Não gosto ...


FONTE: Panelinha


Deixe seu Comentário !!!