quinta-feira, 25 de abril de 2013

DICA: Caldo de Legumes Caseiro


Teve uma época em que os cozinheiros e as donas de casa ficaram tão impressionados com a praticidade que a indústria alimentícia trazia para a cozinha que acabaram ficando mal acostumados.

Os caldos industrializados de legumes e de carne são a maior prova disso: de repente, era só jogar aquele cubinho mágico na receita que ela ficava temperadinha.

Mas, o mundo dá voltas, e cada vez mais as pessoas que têm o hábito de cozinhar, seja profissionalmente ou como hobby (
EU,EU, EU!) estão resgatando técnicas e preparações tradicionais. E o melhor disso é que eles descobriram que o tradicional também pode ser bem prático.

O caldo de legumes caseiro é prova disso. Ele serve para fazer molhos, sopas e risotos, e faz uma diferença... Para fazê-lo, você só precisa cozinhar cebola, cenoura e salsão em água, durante 30 minutos. Vale colocar umas folhas de louro e pimenta do reino, também. Este caldo pode ficar na geladeira por até 7 dias, e
congelado por até 3 meses.





Ingredientes

2 cenouras
2 talos de salsão (as folhas de 1)
1 cebola grande
3 l de água
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino 


Modo de Preparo

1. Lave bem todos os legumes.

2. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.

3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.





Deixe seu Comentário !!!