sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dica: Chocolate quente no palito de canela

Achei a dica incrível e compartilho com vocês !

A idéia de chocolate quente no palito não é nova nem tampouco minha. Já a havia visto em algum site e, recentemente, o Sabor Sonoro refrescou minha memória com uma versão super bonita mesclada com chocolate branco e ao leite. Vi e armazenei a vontade para realizá-la num dia frio.
Chocolate quente no palito de canela
Quando a temperatura caiu, fui para o fogão fazer um chocolate quente. Já na xícara, usei um pedaço de pau de canela para mexer, como frequentemente faço para misturar o açúcar ao café. Nesse momento nasceu a idéia de substituir o palito de plástico ou madeira pelo pau de canela, acrescentando charme e sabor ao chocolate quente.
Chocolate quente no palito de canela
O modo de fazer é muito simples e eu achei o resultado encantador, tanto para servir num lanche com amigos, como para transformar em lembrancinhas, envoltos em tecido ou celofane.
Espero que a temperatura dê uma forcinha – ou melhor, uma caidinha – e leve vocês direto para a cozinha!
Ingredientes para um palito de chocolate (ideal para uma xícara pequena de leite de 50-70 ml para um chocolate quente mais encorpado, ou, de 100 ml para um mais suave)
25 gramas de chocolate meio amargo
10 gramas de chocolate ao leite
1 pedaço de pau de canela
Modo de fazer:
Pique os chocolates e reserve 1/3. Leve o restante ao fogo para derreter em banho maria ou ao microondas, de 30 em 30 segundos, até derreter por completo.
Retire do fogo ou do microondas e misture o chocolate reservado. Mexa bem até derreter tudo e ficar homogêneo. Essa etapa serve para que o chocolate, após resfriado e endurecido, não torne a derreter quando colocado em temperatura ambiente.
Chocolate quente no palito de canela
Transfira para um copinho de cachça ou licor, ou qualquer outra pequena forma. Coloque no meio um pedaço de pau de canela que tenha altura suficiente para ficar pra fora do leite quando inserido na xícara. Se o pau de canela tombar, use um pregador de roupa para centralizá-lo, como na foto abaixo.
Chocolate quente no palito de canela
Leve para a geladeira até o chocolate se desprender das paredes do copo. Puxe o chocolate pelo pau de canela e armazene em um recipiente fechado até a hora de usar.
Para o chocolate quente, aqueça o leite, insira o palito de chocolate e misture até derreter completamente e incorporar ao leite.
Chocolate quente no palito de canela
Obs.: o copinho que servirá de molde não pode ser mais estreito em cima do que na base. Do contrário, o chocolate não passará depois que endurecer. ;)


FONTE: Diga Maria

Deixe seu Comentário !!!