quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Queijos e Vinhos no Valentine's Day


Valentine's Day chegando e você, sem tempo de fazer algo super elaborado ?
E nem quer enfrentar filas ou fazer reserva em restaurantes com hora pra sair ?
Então vem, que essa dica é boa !

Convidei a querida e fofa, Cynthia Flowers, para nos dar dicas sobre montagem de queijos e vinhos.
Ela é minha vizinha de porta e sempre que nos encontramos na varanda do prédio, comendo ao ar livre, os pratos dela me chamam a atencao. Pra mim, ela é mestre em decorar pratos lindamente e um dos que me recordo mais foi um mini queijos e vinhos que ela preparou para ela e o noivo. Tão simples, delicado e elegante. AMEI !
Daí então, surgiu o meu convite para ela nos dar dicas, porque nesse quesito ela é nota 10.

Ela levou tão a sério o assunto, que me senti criança que não sabe das coisas. Tenho muito o que aprender e ponto. Hehehe !
Talvez porque eles aqui, levem o assunto mais a profundamente e por terem muitas variedades de queijos e embutidos a preços acessíveis, se arrisquem mais e tenham mais prática na degustação.
Ela me mandou fotos de uma Cheese Boutique !
 


Ela recebeu uma amiga e me mandou 2 fotos e as seguintes dicas:
  

"Os queijos deste prato são:

Queijo Fleur de Maquis - Macio, feito com leite de ovelha de Córsega e da França Continental, estão incrustados com alecrim, sementes de funcho e bagas de zimbro. O paladar deste queijo varia de jovem para sabores cítricos e mais maduro com um ligeiro amargo, um travo que deixa um gosto herbáceo que fica mais forte no final.

Willi's Bandaged Cheddar - Firme, queijo de leite de vaca que são acondicionados e curados em musselina. De sabor encorpado, amanteigado e distintamente acentuado.

Queijo de Cabra Negra de Prarie Fruit Farm - Cremoso, é salpicado em uma mistura de sal e ervas em cinzas para neutralizar a acidez do queijo, tornando o queijo mais suave e amanteigado.


Sempre faço uma distinção ao criar um prato de queijos, como você pode notar em minhas descrições. Sempre tento complementar uns aos outros, escolhendo opcoes completamente diferentes. 
Você não vai quer 3 queijos, todos com o mesmo gosto ! 
Portanto, tente ir com um de ovelha, um de vaca e um de cabra. Eles tem aparencia diferente, gosto diferente, e são feitos de forma diferente. 
É importante notar que os animais são sazonais demais e você pode não encontar queijo de ovelha sempre, por exemplo.

***Incorporando acompanhamentos interessantes:
Há muitas geleias interessantes, chutneys e compotas no prato. Eu não sei se você já ouviu falar na Buddha’s Hand (Mão de Buda), mas é um estranho fruto citrico que é muito marcante. Eu acho que ele se parece com a barba de um velho marinheiro.

Há uma outra fruta original que nós gostamos uso e é chamado de Pawpaws ou, Indiana Banana. Muitas pessoas comparam o sabor como um cruzamento entre uma banana e manga ou abacaxi, daí o nome Indiana Banana.

Também é uma boa idéia usar produtos sazonais ou usar itens especiais que você pode ter abastecido em seu freezer no verão. Estamos usando Kumquats muito agora porque as frutas cítricas estão disponíveis. Compota de tomate e chutney de maçã são sazonais enquanto blueberries não são, no entanto, temos muitas delas, que nós escolhemos em MI neste verão, por isso é um deleite poder retirá-las para algo como um prato de queijos ou uma sobremesa no inverno.

Da próxima vez que poderiamos tocar no queijo"raw" ao contrário dos pasteurizados ou vinho/licor/digestivos, etc ..."



Eu mesma já montei uma pequena noite de queijos e vinhos pra 2.
Vocês provavelmente já viram a foto, que foi publicada no instagram do Blog. ;) 

A minha combinação foi bem despretenciosa e mais simples que a sugerida pela Cynthia, mas sem querer, acertei bonito na combinação, de acordo com chefs e entendidos no assunto Harmonização.

Escolhi queijos brancos e frescos (mussarela e mussarela de búfala temperada), que combinam bem com vinhos brancos leves e frutados como por exemplo o riesling, viognier ou sauvignon blanc.

Eu escolhi um riesling que eu amo, o Chateau Ste. Michelle, produzido no Estado de Washington.
Essa vinicola fica a poucas horas de Seattle e meu marido me levou pra conhecer. Mas isso é história para um outro post ...

Também escolhi 2 embutidos (um salame de sabor leve e presunto de parma) pra dar uma levantada na suavidade dos queijos.


Um pratinho com frutas secas (amendoim e cramberries) e frescas (3 tipos de uvas e maçã verde) são sempre boas pedidas e ajudam a “limpar” o paladar entre um queijo(e vinho) e outro e dão um colorido legal à mesa.
Não esqueci o cestinho de pães para completar. 


Caso queira, use um vasinho pequeno com flores para enfeitar a produção e não esqueça das velas para uma iluminação especial.
Tudo bem leve. Afinal, a noite estará apenas começando.

 

 

Deixe seu Comentário !!!