domingo, 24 de maio de 2015

Bolo de Amêndoas



Essa receita me veio por um amigo boleiro Danovan, que amo de paixão!
Ele fez a receita e colocou uma foto no facebook. 
E eu aqui, aguei né!
Mas não por muito tempo, porque sou dessas. Eu tinha quase todos os ingreditentes em casa e resolvi fazer o meu com o que eu tinha e dei meu toque pessoal.


1 1/4 xíc. de açúcar mascavo
3 ovos
1/2 xíc. de óleo de côco
1 xíc. de creme de leite fresco
1 xíc. de trigo integral
1 xíc. de farinha de amêndoas
2 col. de chá de fermento
1 pitada de sal
1 col. de chá de "Allspice"*
1 col. de chá essência de amêndoas (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180ºC / 350ºF.

Unte uma forma com manteiga, polvilhe o fundo com farinha de trigo. Reserve.

Misture as farinhas de trigo e de amêndoas. Reserve.

Bata o açúcar, o óleo de côco e os ovos até obter um creme.
Adicione a mistura de farinhas aos poucos, revesando com o creme de leite, batendo sempre. 
Acrescente a canela, o sal, a essência e mexa bem. No final, adicione o fermento misturando-o levemente à massa.

Asse em forno quente, por cerca de 40 min ou até que fique dourado.

Use o truque do palito de dente! Fure o bolo no meio e se o palito sair sequinho, está pronto.

 

Truques da MatildeVocê pode usar diferentes fôrmas para o seu Bolo: redonda, retangular, redonda tubo (com o furo no meio) ou a de cupcake.

Vale lembrar que se usar a de cupcake, o tempo de cozimento é bem menor . 
Você pode forrar com as forminhas de papel e encher 75% do espaço. Assim, a massa pode crescer sem vazar.   
Eu usei as de tamanho regular e levaram uns 20 min no forno.


*"ALLSPICE" também conhecida como Pimenta da Jamaica, que é uma frutinha tropical que, quando seca e moída, libera notas aromáticas que lembram o cravo, a canela e a noz moscada. Ou seja, ela é 3 em 1!


Acho que mais alguém ficou aguado ...


Deixe seu Comentário !!!