sábado, 16 de janeiro de 2016

Empadão de Frango "Truqueiro"


Gente, sou Louca por empadão!
Mas ta aí uma coisa que eu nunca tinha tentado fazer antes ...

Nessa minha última ida ao Brasil, minha "guru" de cozinha foi me visitar e claro que o assunto comida dominou a nossa tarde, regada a café e bolo e muitas risadas e memórias boas.
Já falei sobre a Zica aqui no blog algumas vezes. ;)


E eis que surge o empadão e conversa vai, conversa vem, a vontade bateu e eu decidi tentar fazê-lo pela primeira vez aqui em casa.

E não é que deu certo? Fiquei orgulhosa de mim!


Claro que eu usei alguns muitos truques pra facilitar a minha vida e prepará-lo mais rápido. Por isso, eu o batizei "Truqueiro".


Massa:
1 tablete e meio de manteiga sem sal gelada
2 xíc. e meia de farinha de trigo
1 col. de chá de sal
água gelada


Recheio:
500 g de peito de frango
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho grandes picados
2 xíc. de molho de tomate
2 folhas de louro grandes
1 xíc. de seleta de legumes
2 col. sopa de alcaparras picadas
1 col. sopa salsinha picada
Sal e Pimenta a gosto
1 xíc. chá de leite integral
2 col. sopa de farinha de trigo
1/2 xíc. chá de palmito picado (opcional)
1 gema


Primeiro, prepare a massa, cortando a manteiga em cubos. 
Numa tigela grande, adicione a farinha, o sal e misture. Acrescente a manteiga e vá amassando com as mão até o ponto de farofa. Adicione a água fria aos poucos, em colheradas. Você vai precisar de umas 3 ou 4 colheres. Só até a massa pegar o ponto de desgrudar da mão.
Faça uma bola e enrole no papel filme ou num saquinho de congelado e leve à geladeira.


Agora é a hora dos truques!
Numa panela de pressão, coloque o frango, a cebola, o alho, o molho de tomate, o louro e tempere com sal e pimenta a gosto.
Leve ao fogo médio e assim que levantar fervura, tampe a panela, ABAIXE O FOGO e cozinhe por 20 minutos. Apague o fogo e espere sair toda a pressão ou amornar antes de abrir a panela.

SACUDA a panela como se estivesse fazendo um drink e quando abrí-la verá que o frango estará todo desfiado!
Eu testei esse truque do vídeo e deu super certo!


A diferença é que eu cozinhei o frango na panela e nela mesmo, eu sacudi e ele saiu pronto. 
Tá meu bem!
Cru
Cozido

Sacudido/Desfiado

Destampe a panela e adicione a farinha diluída em um pouco de leite e o restante do leite.
Misture e ligue o fogo. Cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo sempre. 
Levantando fervura, a farinha precisa ser cozida por uns 3 minutos. Adicione os legumes, as alcaparras, a salsa e o palmito e quando levantar fervura novamente, conte uns 5 minutos, ou até engrossar o molho na consistência desejada. 
Prove e acerte o sal.
Apague o fogo, e com a panela destampada, espere esfriar.



Aqueça o forno a 180ºC / 350ºF.

Tire a massa da geladeira e divida em 3 partes. 
2 partes para o fundo da travessa e 1 parte pra cobrir.

Cubra a massa com um pedaço grande filme plástico. Estenda a massa com um rolo e forre o fundo da travessa.

Faça o mesmo com a "tampa" e reserve.



Adicione o quanto de recheio couber na travessa e cubra com a "tampa" de massa. 



Dilua a gema com 1 col. de sopa de água e pincele o empadão.



Leve ao forno por 40 minutos ou até que esteja dourado e a borda esteja soltando da travessa.


Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Ele fica com a massa fininha e cheio de recheio!




Se você não tiver uma panela de pressão, cozinhe o frango na panela comum mesmo, até o ponto em que você consiga desfiar com um garfo. Faça isso com o frango ainda quente! Fica mais fácil.

Eu usei o filezinho do peito, mas você pode usar o peito ou coxa e sobre-coxa.

Nesta receita, eu usei alcaparras porque não tinha azeitonas. Mas se você tiver azeitonas verdes ou pretas, pode usar sem problema.


Se não tem o filme plástico, estenda a massa em uma superfície lisa e enfarinhada.

Mantenha a tampa no filme plástico para transferí-la para a travessa. Facilita a sua vida e evita que a massa se quebre.


Deixe seu Comentário !!!