terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Rabanada ao Forno


Quem ama rabanada aí, levanta a mão!!! o/

Como boa neta de português, e filha de mãe louca por doces, cresci comendo essa delícia tão típica da nossa culinária popular.

Claro que ela não pode faltar nas minhas Festas de Fim de Ano, não importa se eu estou em Chicago ou no Rio.

Este ano, eu fui "obrigada" a tentar uma alternativa diferente por não ter óleo suficiente em casa e por pura preguiça e falta de coragem de encarar o frio polar... 
Então já que havia uma alternativa, porque não tentá-la?
 #sejaoqueDeusquiser

E posso falar? Ficou uma delícia, além de ser bem menos calórica que a versão frita, deu muito menos trabalho pra fazer.
E assim como a versão tradicional, é uma delícia quentinha e fica mais gostosa no dia seguinte.



2 ou 3 pães franceses amanhecidos
2 ovos
2 xíc. de chá de leite (400ml)
1/2 lata de leite condensado
1 col. sopa de amido de milho
1/2 xíc. chá de açúcar 
1 col. sopa de canela em pó
manteiga para untar


Preaqueça o forno em 200ºC/392ºF. 

Misture o açúcar e a canela.

Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe levemente com a mistura de açúcar e canela. 
Reserve o que sobrou para polvilhar por cima.

Pique os pães em cubos e espalhe na assadeira.

No liquidificador ou mixer, bata os demais ingredientes.

Regue o pão com a mistura e povilhe o que restou da mistura de açúcar com canela por cima.
Tenha certeza de que todo o pão esteja molhado pela mistura!

Leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar.




Truques da Matilde: Essa receita é para uma assadeira pequena. A minha é de 25cm x 25cm. 

A rabanada cresce no forno, então a mistura não deve completar todo o espaço interno da assadeira.

É uma ótima alternativa para reaproveitar o pão francês "dormido" em qualquer época do ano. Quem foi que disse que só se pode comer rabanada no Natal???





Deixe seu Comentário !!!